Além de ensinar as práticas do esporte, o Anjos do Futsal visa colaborar na formação dos garotos de 10 a 14 anos que fazem parte do projeto. Pensando assim, em parceria com a Polícia Militar, Unesc e Anjo, os coordenadores do Anjos do Futsal organizaram a ação A Vida Pede Passagem e os 720 meninos foram às ruas em 7 municípios e em escolas e comércio de 6 municípios na tarde de hoje (24/10) para entregar panfletos sobre o trânsito abordando motoristas e alunos.
O principal objetivo da ação A Vida Pede Passagem era a conscientização dos próprios meninos, seus pais e familiares e também a comunidade em geral através da entrega de panfletos com informações educativas sobre direitos e deveres de motoristas e pedestres, entre outras. Para o coordenador técnico do Anjos do Futsal, Jean Reis, o objetivo foi atingido. “Além de levar essa conscientização para dentro dos núcleos, percebemos grande receptividade do público, tanto que alguns carros que passaram pela Avenida Centenário no Pinheirinho, onde estava sendo feita a abordagem dos carros, mostravam o panfleto e eram carros com placas de Meleiro, Turvo e Forquilhinha”, destaca. O Sargento da Polícia Militar, Valmiré de Souza comenta que esses garotos serão os motoristas ali na frente por isso é importante envolve-los em iniciativas como estas.
Os municípios que foram entregues os panfletos nas vias foram Criciúma (nos bairros Pinheirinho, Próspera e Rio Maina), Cocal do Sul, Forquilhinha, Içara, Meleiro, Nova Veneza e Turvo. Com o apoio da Política Militar, foram realizadas barreiras nas ruas com a abordagem dos policiais e entrega dos panfletos pelos garotos uniformizados e acompanhados dos professores dos núcleos. Em Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Morro da Fumaça, Orleans, Treviso e Urussanga a ação foi nas escolas e comércio.
O Anjos do Futsal existe há 11 anos e desde sua implantação desenvolve ações que ultrapassam os treinos e as quadras.
