As equipes do núcleo de Criciúma/Unesc completaram com sucesso a primeira fase do Campeonato Regional Anjos do Futsal/Unesc, promovendo um importante marco para o projeto que é a oportunidade de todos os garotos atletas participarem de jogos e experiências competitivas. Essa decisão ressalta o compromisso da equipe em priorizar a inclusão social e o desenvolvimento integral dos alunos, mais do que os resultados em quadra.
Durante essa fase, todos os participantes do núcleo tiveram a chance de vivenciar o clima de competição em três jogos oficiais, permitindo que cada criança e adolescente pudesse sentir o desafio, a pressão e principalmente a alegria de estar em quadra representando o núcleo. Essa estratégia não apenas amplia o aprendizado técnico e tático, mas também fortalece valores como respeito, cooperação e solidariedade entre os atletas, que aprendem a jogar como um time, independente do resultado final.
Para o professor e técnico Rafael Poffo, essa abordagem é essencial. “Nossa missão vai além do esporte, queremos que os garotos compreendam a importância de respeitar as diferenças e de trabalhar em equipe, dando espaço para todos. É através do futsal que estamos formando cidadãos conscientes e comprometidos com a inclusão e o respeito ao próximo”, ressalta Poffo.
Essa primeira fase foi uma celebração do espírito esportivo e da união entre os atletas, onde o mais importante foi a participação de todos. O núcleo já se prepara para a próxima fase, levando adiante o propósito de desenvolver não só atletas, mas cidadãos melhores para a sociedade.
O Anjos do Futsal e núcleo de Criciúma/Unesc segue dando exemplo de como o esporte pode ser um poderoso instrumento de inclusão e formação social.


