Tenente Coronel Márcio Cabral valoriza a cultura da paz do Anjos do Futsal

Tenente Coronel da PM, Márcio José Cabral

O Tenente Coronel da PM e Comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar – Criciúma (SC) Márcio José Cabral é o coordenador geral do Anjos do Futsal. Ele deu início ao projeto e muito contribuiu e contribui para sua continuidade. Planejamento, dedicação e acreditar nas pessoas são alguns fatores de sucesso dessa ideia até hoje. Esse profissional também é Instrutor Nacional de Policiamento em Estádios de Futebol e ainda é membro do Gabinete de Gestão Integrada do Ministério da Justiça para assuntos de segurança da Copa do Mundo de 2014. Veja o que ele falou ao blog sobre o Anjos do Futsal:

– O Anjos do Futsal começou em 2001 e o senhor faz parte deste o início. Por que acreditou nesta ideia?
Porque se tratava de um projeto de inclusão social através do esporte. Esta junção de inclusão social e futsal me faz muito bem como pessoa, como cidadão.

– Como avalia a evolução do projeto nestes 10 anos?
O Anjos do Futsal se desenvolve com calma e cautela, por isso é o único projeto de inclusão social de uma empresa privada que mantém o mesmo nome e está há dez anos em atividade. Precisamos achar um caminho para trabalhar uma proximidade um pouco maior dos profissionais (professores de educação física que fazem parte do projeto). Precisamos achar uma maneira a mais de valorizá-los. Eles são fundamentais para o sucesso do projeto.

– Atualmente o Anjos do Futsal possui 17 núcleos e está presente em 12 municípios. Ao longo destes 10 anos já houve mudança de prefeitos e mesmo assim nenhum desistiu. Por que o senhor acha que o poder público continua acreditando nesta iniciativa?
Pela organização e disciplina que são utilizadas no projeto.

– Como o senhor avalia o benefício do Anjos do Futsal para os garotos participantes?
O projeto prega a cultura da paz e a formação da criança cidadã através dos ensinamentos obtidos na prática do esporte, mas antes de tudo ele cria a possibilidade do sonho para toda a criança que dele participa.

– E para a sociedade, qual é o benefício do Anjos do Futsal?
A sociedade busca a paz incessantemente. O projeto prega esta cultura. A criança introjeta comportamentos que tem repercussão positiva na sua vida em comunidade, estabelecendo desta maneira, o elo necessário para a formação de um cidadão de bem, que irá auxiliar na construção da paz social.

– O que o senhor considera como fatores de sucesso do projeto?
Disciplina, organização e motivação constante das crianças que dele participam.

– Como integrante da coordenação do Anjos do Futsal e comandante da Polícia Militar, que recado o senhor pode dar aos garotos que fazem parte do projeto e seus familiares?
O mundo precisa de paz. A paz pode ser alcançada mesmo na disputa, basta que ela seja sadia e leal. A paz pode ser alcançada quando possuímos a oportunidade de sonhar. Todavia, a paz só pode ser alcançada quando aprendemos a conviver coletivamente.

Esta entrada foi publicada em Entrevistas e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *